domingo, setembro 17, 2006

 

Guerra de Preços

A sangrenta guerra entre os vários super e hipermercados de Porugal adensa-se e torna-se cada vez mais grave. E, pior, a ONU não se pronuncia sobre o assunto, e não há ninguém que faça alguma coisa para travar este flagelo. Nem os "bonzinhos" dos voluntários das organizações de caridade e ajuda a refugiados se atrevem a pôr o pé no meio do campo de batalha. E depois as vítimas de guerra acabam por ser os pobres dos consumidores, sem amparo nem abrigo.

Começou por ser uma estratégia desesperada do Pingo Doce para recuperar clientes. Sendo o mais caro daquela altura, o Pingo teve de reconhecer esse facto e, além disso, reconhecer que a generalidade da população tinha o Minipreço como o "padrão dos preços baixos". Então a solução foi baixar os preços e compará-los aos do Minipreço, mostrando que estavam iguais ou até mais baixos. Foi a primeira vez que um supermercado mencionou outro directamente.

Entretanto, a estas ferozes batalhas junta-se o Intermarché que, ao ver tanta descida de preços, decide também iniciar uma nova campanha, sob a égide de um inteligente slogan que é "Preços que falam por si". O que dá pano para mangas para grandes reclames televisivos, como se pode verificar presentemente.

Bem, no fim de contas feitas, os preços baixaram tanto que, efectivamente, segundo um estudo de mercado de 2005, provou-se que as cadeias comerciais mais baratas eram o Minipreço e o Pingo Doce. Ora, o que é que sucede... Sendo relegado para o "clube" dos mais baixos, quem fica em primeiro lugar é o grupo Sonae - Modelo e Continente.

E o que é que faz o Modelo? Pega inteligentemente no seu próprio nome, e afirma-se como sendo o "modelo" pelo qual os outros hipermercados se regem para baixar os preços. Infelizmente, esta campanha tem um senão... Pode bem ser interpretado como um "modelo de preços altos", pelo qual os outros hipermercados se guiam para manter os seus preços sempre abaixo dos do Modelo... De maneira que aquele anúncio do simpático gerente a anunciar os preços do Modelo para os "senhores dos outros hipermercados" tomarem nota, acaba por virar o feitiço contra o feiticeiro. Do género:

- Hum... Os preços do Modelo continuam altos em geral, mas há ali uns iogurtes que custam tanto como no nosso supermercado. Vamos ter de baixar o preço dos nossos para 1 cêntimo...
NR

Comentários: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?