terça-feira, outubro 17, 2006

 

Publicidade: Top + Estúpidos (Parte 2)

Já que os leitores do DaUndo estão ansiosos por saber quem ocupa os primeiros lugares do top dos mais estúpidos (é a única explicação que encontro para o facto de o número de visitas do blogue ter duplicado esta semana), decidi finalmente completar a minha lista. É hoje que vamos ficar a saber ... os grandes vencedores!

3º lugar - BRONZE - Cuétara Flakes com chocolate
O anúncio consiste num monstrozinho qualquer criado pela Cuétara, que usa o olho de um boneco de peluche para poder chegar às bolachas. Depois, vira-se para o olho e diz:

- Não me olhes assim, que não penso dar-te.

Isto é o que eu chamo "linguagem à Tintim". Não sei se os amigos leitores estão familiarizados com as emocionantes aventuras do jovem repórter, mas uma constante é o facto da linguagem falada pelos personagens ser o menos oral possível. São recorrentes expressões do género:

"Pergunto a mim mesmo/próprio se..."
"Venha a meus braços!"
"Mas, vejamos, ..."

Admirem a beleza desta fala de Tintim, totalmente desprovida de qualquer vestígio de oralidade:

"Desapareceu!.... Volatilizou-se!... O infeliz!... É terrível!..."

Similarmente, o monstrinho da Cuétara, por mais "rebelde" que queira ser, não engana ninguém com aquela frase.

2º lugar - PRATA - Peugeot qualquer coisa
Sinceramente, não percebo este anúncio. O que raio é que duas joaninhas na cópula faem para enaltecer as características do automóvel? Afinal, o que tem o automóvel de especial para ser publicitado com esta brincadeira totalmente sensaborona? Dá a sensação que, como o carro não tem nada a mais que os outros, não se pode dar ao luxo de ter um anúncio que mostre como é rápido, ou consome mesmo ou o que seja.

Em vez disso, temos um cenário estúpido e, para cúmulo, biologicamente incorrecto.

1º lugar - OURO - Activia da Danone
Sinceramente, digo-vos... Este anúncio é a coisa mais idiota e estúpida que tenho visto recentemente na minha vida (e eu vejo muitas coisas idiotas e estúpidas, acreditem). O anúncio é assim, pouco mais ou menos:

Duas mulheres conversam:
Mulher 1 - O que se passa?
Mulher 2 - Tenho o organismo todo desregulado... Sinto-me inchada e... pesada...
M1 - Uma sensação de... mau estar...?
M2 - Como é que sabes??
M1 - Eu já passei por isso...
(continua)

Penso que, pelo excerto apresentado, dá para compreender a dimensão da estupidez do anúncio... Além da forma correcta ser "mal estar" e não "mau estar", então se a mulher diz que está toda mal-disposta, inchada, pesada, desde quando é que "mau estar" é um grande palpite? E ainda por cima, a outra diz "Eu já passei por isso" duma maneira toda superior, como se tivesse uma licenciatura em azias!... Que a mulher está mal já toda a gente tinha percebido! Era o mesmo que dizer:

Mulher 1 - O que se passa?
Mulher 2 - Fui despedida o mês passado, roubaram-me o carro a semana passada e ontem o meu pai morreu.
M1 - Estás abatida...?
M2 - Como é que sabes??
M1 - Eu já passei por isso...


E assim, é com pouco ou nenhum orgulho que anuncio o vencedor da minha lista pessoal de reclames mais estúpidos. Parabéns pelo ouro, BioDanone. Se Deus quiser, a publicidade não deixará jamais de nos surpreender com estas pérolas de estupidez.

Obrigado pela atenção.
NR

Comentários:
belo pódio!!!
 
Este também ocupa um dos primeiros lugares no pódio dos posts mais estúpidos.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?